sábado, 16 de janeiro de 2016

TDAH - Quais as causas da inadequação escolar?



16.janeiro.2016

TDAH - Quais as causas da inedequação escolar?
Vamos repensar a idade de matricular nossos filhos na escola
Ao invés de tanto medicamento "mágico", Amor, Compreensão, Inovação nas Metodologias Educativas.
"Ao invés de continuar acelerando uma prática medicamentosa que vem carregada de suspeitas sobre seus efeitos em médio e longo prazo, não será a hora de discutir mudanças e melhorias no meio ambiente (entendido como, também, o interior dos lares, o entorno das residências,o entorno das escolas), nas políticas públicas, nos currículos, na forma de apresentar conteúdos e conceituar desempenhos? (..) Se, muitas vezes, o fator idade é preponderante para a assimilação do conhecimento empírico, uma das alternativas é, sem dúvida, repensar a idade para matricular as crianças no ensino fundamental e o que vai ser exigido delas e de quais serão os critérios para aprovação e encaminhamento ao ano letivo seguinte. E rever currículos."
pág 46 - Livro TDAH Crianças que Desafiam



Aperfeiçoamento em crianças

"Não é segredo que as drogas psicotrópicas são eficazes em crianças saudáveis, o que se torna em um grande incentivo para os pais a usar essas substâncias para promover a atenção e a concentração de seus filhos, na tentativa de proporcionar-lhes uma vantagem competitiva. Este tipo de "Otimização" das habilidades de uma criança ocorre sem qualquer gasto de tempo e passa despercebido, por isso os pais não são convidados a responder a qualquer crítica.

De acordo com a informação fornecida pelo Conselho do Presidente dos EUA de Bioética, o uso de fármacos psicotrópicos, tais como Ritalin ® e Concerta ® não coincidem com o número de diagnósticos e indicações terapêuticas. E mais, uma tendência com relação ao sexo (meninos), idade (crianças mais jovens) e região (cidades), pode ser identificada. Além de diferenças regionais relacionadas com as línguas, a mesma tendência, também pode ser observada na Suíça. Além disso, o consumo de Ritalin ® na Suíça aumentou marcadamente entre 1996 e 2000, de 13,7 kg a 69 kg, e, principalmente, entre 5 - a 14 anos de idade.

Dentro destes quatro anos, a dose média foi aumentada em cerca de 10 por cento. Apesar de uma série de intervenções parlamentares, não detalhadas, um relatório recente está disponível, abordando a prática de prescrição em toda a Suíça e o consumo de medicamentos psicofármacos em crianças. No entanto, este relatório deixou de revelar e explicar  porque, por exemplo, o uso de metilfenidato, também conhecido, entre outras denominações, como Ritalin ®, que tem sido utilizado na Suíça há mais de 55 anos, de repente, teve tal aumento nos últimos 15 anos.


De uma perspectiva ética, é importante destacar que o diagnóstico, por exemplo, de transtorno de déficit de atenção, transtorno desafiador opositivo ou transtorno de ansiedade, representa um desafio profissional, uma vez que é difícil diferenciar entre normal e patológico o comportamento em crianças. Também pode-se presumir que o aumento do uso de drogas psicotrópicas seja responsável por uma mudança em curso nos padrões de quais comportamentos de crianças ou adolescentes sejam socialmente considerados como compatível e "normal", e quais são considerados patológicos. Tendo em conta que o diagnóstico também é afetado por essas avaliações da sociedade, bem como a preocupação de que as crianças "se encaixem" no jardim de infância e na escola, um novo aumento de prescrições é provável. Este exemplo demonstra que a distinção entre reforço e uma necessidade de terapia podem variar, dependendo do histórico e contexto cultural - e como resultado é submetido à reflexão ética.

É claro que este desenvolvimento pode ser considerado positivo, uma vez que se destina a fazer avançar a criança, manifestando características desejáveis ​​e, consequentemente, promovendo sua integração social. Alguns consideram mesmo esse avanço uma obrigação moral. Ainda assim, a NEK-CNE está hesitante a este respeito, porque o consumo de agentes farmacológicos com o propósito de aprimoramento altera o comportamento da criança, sem qualquer contribuição de sua parte [32]. Isto eleva o grau de interferência na liberdade da criança e seus direitos pessoais. Porque agentes farmacológicos induzem mudanças de comportamento, mas não conseguem educar a criança sobre como alcançar estas mudanças comportamentais de forma independente. Assim, a criança é privada de uma experiência essencial de aprendizagem para atuar de forma autônoma [26], notadamente para influenciar o seu comportamento através de decisões pessoais, ao invés de meios externos (somente), o que permitiria a criança tomar responsabilidade.  Dentro deste contexto, o aprimoramento reduz consideravelmente a liberdade dos filhos e prejudica o desenvolvimento de sua personalidade.



Além disso, o consumo de substâncias farmacológicas podem ter implicações adicionais no caráter, porque a criança é ensinada que ela pode "funcionar" de uma forma socialmente adequada somente com a ajuda destas drogas. Na medida em que traços do caráter da criança são alterados medicamentosamente, deixando-o dependente de drogas psicotrópicas, isto acarreta consequências para a formação da personalidade da criança e sua autoestima e pode promover o desenvolvimento de padrões de comportamento de dependência [19]. A pressão aplicada sobre as crianças para se conformar, seja por seus pais, seja por instituições de ensino, impõe um padrão de normalidade que diminui a tolerância em relação ao modo de ser infantil. Isto pode reduzir a variedade de temperamentos e estilos de vida e, em última análise, prejudicar o direito da criança a um caminho aberto da vida.

A NEK-CNE defende a adaptação das condições de vida para os interesses e necessidades das crianças. Caso contrário, o valor das qualidades infantis, não relacionadas aos aspectos da sociedade competitiva  - como concorrência e performance -  e, sim, relacionadas a brincar, fazer amizades e praticar lazer não competitivo, poderiam ser perdidas - juntamente com a própria infância."
(Comissão de Ética Biomédica da Suíça, país onde "nasceu a Ritalina - págs 146 a 169 - Livro TDAH Crianças que Desafiam)

Marise Jalowitzki
Educadora e Coordenadora de Desenvolvimento Humano
Grupo, Blog, Página e Livro TDAH Crianças que Desafiam



http://marisejalowitzki.blogspot.com.br/2016/01/tdah-quais-as-causas-da-inedequacao.html



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
www.compromissoconsciente.blogspot.com.br

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Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade


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