domingo, 12 de junho de 2016

Crianças adotadas - o quanto os pais sabem do histórico desses pequenos?

Uma menina abusada, literalmente salva pelo empenho e determinação do casal que a adotou e a seu irmãozinho.



Por Marise Jalowitzki
12.junho.2016
http://marisejalowitzki.blogspot.com.br/2016/06/criancas-adotadas-o-quanto-os-pais.html


Muitos são os pais que contatam sem saber o que fazer com a criança "filha do coração", que começa a demonstrar raiva, revolta e agressividade além da conta. Primeiro, há que ver sobre outras crianças, filhos genéticos, a fim de ter uma ideia se o "além da conta" é isso mesmo ou apenas uma sugestão. Segundo, há que se informar o mais possível junto aos cuidadores do abrigo, as assistentes socias, para colher o maior número de informações possíveis sobre a vidinha - sempre sofrida - que um serzinho iniciante na vida já tem como bagagem. E, terceiro, item tão importante quanto os anteriores, realizar terapia psicológica, envolvendo a todos, para saber o mais possível como lidar, o que fazer nas diferentes situações, como reagir quando uma ação pega de surpresa.

Em minha trajetoria de vida tive sempre como premissa acreditar nas crianças. Isto, a cada dia, mais e mais se reforça.

Vou sempre e sempre acreditar nas crianças! Elas-nós nascem-nascemos com um extenso mapa. As demarcações de território, os pontos, as paradas, os limites, as aprovações, quem dão são os adultos! A leitura que cada criança faz, principalmente sobre a reprovação, é que vai variando a forma de ver o mundo! E afirmo: as feridas só cicatrizam com Amor, muita Paciencia, Tato, Contato respeitoso, Confiança desenvolvida ao longo do tempo. 

Mentiras, agressividade fazem parte dos experimentos do crescimento.

Do Livro TDAH Crianças que Desafiam - "Mentiras como Experimento de Liberdade" (págs 83 e 84)
Mentiras como experimento de liberdade
"Um estudo de 1977 da universidade da Califórnia do Sul comprovou que o ser humano adulto mente de 50 a 200 vezes ao dia (estão incluídas as diplomáticas, feitas para incentivar as pessoas ou não ferir alguém)! Em uma sociedade onde todo mundo mente não deveria causar grande alvoroço o fato de os adolescentes mentirem um tanto mais, embora a questão não deva ser minimizada, para não se tornar um vício na idade adulta. A diferença, tanto em crianças, em adolescentes como em adultos é QUANTO e COMO cada um sabe mentir. Saber mentir exige certa habilidade que uns desenvolvem mais do que outros. Embora que poucos tenham a coragem de admitir, mentir com jeitinho é comum, encobrir, minimizar, pedir desculpas, dizer com delicadeza que não se deu conta, são maneiras de conseguir driblar inconveniências no convívio com as demais pessoas e usadas como estratégias planejadas por alguns. Nas relações interpessoais muitos procuram se safar de reprimendas ou categorizações e apelam para convenientes saídas. O que falta para um portador de TDAH são as medidas para entrar no rol das conveniências. Somado ao fato de que, por não ser hábil na comunicação com os demais,  ele acaba se enrolando cada vez mais ao iniciar uma mentira e a coisa toma uma dimensão por vezes até dramática.

A verdade é que somos seletivos sobre quanta verdade podemos contar aos que convivem conosco."

O que é importante destacar é que pais e mães precisam buscar ajuda, seja na criação de filhos genéticos ou adotados. Sempre super válido ouvir um psicólogo, que estudou sobre os diferentes comportamentos, estrategias e saídas.

Papais e Mamãe, apostem sempre em suas crianças! E procurem ajuda sempre que sentirem as coisas frágeis! 

O filme que compartilho hoje foi um dos mais ricos neste aspecto do apostar no melhor do ser humano, que já assisti. Traz uma persistência enorme, gigantesca mesmo, de pais do coração, para uma menina que tinha problemas gravíssimos, com respostas dramáticas para o abuso de que havia sido alvo em tenra idade. E foi a tenacidade e a perseverança dos pais adotivos que, literalmente, salvam a vida da menina (e de tantos outros).A menina se reorganiza emocionalmente a partir de uma terapia que envolve o contato com animais, (que ela alimenta) e tempo, e muita paciencia e aposta!

O documentário, mostra os efeitos psicológicos que o abuso sexual engendra na mente de uma criança. A mãe dela morreu e a deixou com o pai e o irmão mais novo quando ela tinha apenas 1 ano.

Mostra que o Amor é sempre a melhor resposta.


Filme A IRA DE UM ANJO (dublado)
https://www.youtube.com/watch?v=KbV2WlaOrq0






Aqui o documentário, contendo mais declarações dos especialistas e da menina Beth Thomas.
https://www.youtube.com/watch?v=8DAWyWtjZcI - 1989







"Hoje em dia Elizabeth Thomas é uma mulher perfeitamente normal e mentalmente saudável. Se formou em enfermagem e atua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal dando suporte as mães e cuidando de recém-nascidos.
Nancy (e) e Beth Thomas atualmente dedicam-se a cuidar de crianças com distúrbios graves de comportamento

Beth é autora do livro, “More than a Thread of Hope (Mais que um fio de esperança)” e, junto com sua mãe adotiva, Nancy Thomas, criou uma clínica para crianças com distúrbios graves de comportamento. Sua vida de sobrevivência e vitória traz esperança e compreensão para pais e profissionais, trabalhando para curar a criança afetada e, acima de tudo, capacitar os pais com uma visão positiva para o futuro do seu filho." http://www.fatosdesconhecidos.com.br/a-ira-de-um-anjo/
Querendo ler mais sobre o tema, acesse: 








Por Marise Jalowitzki
15.maio.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/05/as-cinco-etapas-emocionais-de-criancas.html








Por Marise Jalowitzki
15.maio.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/05/importancia-da-vergonha-para-saude.html









Por Marise Jalowitzki
08.maio.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/05/bullying-parental-violencia-domestica.html












Por Marise Jalowitzki
Foto top: artes de Aline Solf
11.abril.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/04/voce-sofre-de-tddc.html





Querendo, leia também: 
Desregulação Emocional -  https://en.wikipedia.org/wiki/Emotional_dysregulation
Terapia do Apego - https://en.wikipedia.org/wiki/Attachment_therapy
Teoria do Apego - https://en.wikipedia.org/wiki/Attachment_theory
A teoria do apego é um modelo psicológico que tenta descrever a dinâmica de longo prazo e de curto prazo nas relações interpessoais entre os seres humanos. No entanto, "a teoria do apego" não é formulada como uma teoria geral das relações Ele aborda apenas uma faceta específica." (Waters et al 2005:. 81): como os seres humanos respondem dentro de relações quando feridos, separados de seus entes queridos, ou percebem uma ameaça.



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:


Nenhum comentário:

Postar um comentário