quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Apenas Respire - Meditação com Crianças - com video

Cada vez mais recomendado para os dias agitados de hoje, a meditação é uma prática efetiva que auxilia na condução saudável de nossas emoções. Crianças são ainda mais suscetíveis aos benefícios 


Apenas Respire - Meditação com Crianças - com video

17.agosto.2016
http://marisejalowitzki.blogspot.com.br/2016/08/apenas-respire-meditacao-com-criancas.html

A meditação como prática para diminuir a ansiedade, a raiva e a agressividade está se tornando uma estrategia bastante válida, especialmente em crianças. Com explicações breves sobre como funcionam nossos processos emocionais, como a visualização de uma garrafa com purpurina, elas entendem emocionalmente como podem controlar e redirecionar esta importante energia que é a ira. Você, adulto, pode promover isto em sua casa, ou na escola, em parques... basta querer. Não precisa de local especial, só a ação benfazeja.
Assista:
(Para ativar as legendas em português, basta clicar no ícone de legendas na parte inferior do vídeo, ao lado da opção “Detalhes”.)




Do site Mente Maravilhosa:
O vídeo nos mostra que traduzir nossas emoções em palavras é uma parte vital da sua compreensão,já que as palavras se conectam com os sentimentos em si e as respostas psicofisiológicas que provocam.
No curta vemos como as crianças são capazes de se afastar da situação e se manter no aqui e agora através de estratégias de calma que sabem definir com perfeição. É, sem dúvida, um vídeo com uma excelente vertente educacional que podemos aproveitar, tanto crianças como adultos.

Apenas respire: o aprendizado da gestão das emoções


Nós podemos aprender a linguagem das emoções em qualquer idade. O que acontece é que, do mesmo jeito que ocorre com o aprendizado de outros idiomas, as pessoas que o aprendem quando crianças conseguem falá-lo com mais facilidade.
O que você precisa tirar disso é que a identificação e a comunicação emocional podem ser aprendidase são um aspecto essencial para obtermos relacionamentos íntimos e profundos.

Uma pessoa que “sabe falar e ouvir” nestes termos é uma pessoa que pode sintonizar e interpretar uma esfera a mais da comunicação intra e interpessoal.
Segundo os dados que Shapiro Lawrence apresenta, a comunicação e a gestão emocional compõem 90% das nossas experiências vitais. Do mesmo jeito, aprender a fomentar a calma, aprender a administrar a expressão facial, a postura, o tom de voz e os nossos gestos é essencial, pois somente 7% do significado emocional se expressa pelas palavras.

Alguns pontos importantes sobre o controle emocional


Ensinar e aprender estratégias de controle emocional como a respiração, a lembrança de imagens agradáveis ou o relaxamento através da música ou palavras chave, é primordial. Por quê? A resposta é simples e tem um motivo principal: a ira e a agressividade são dois dos problemas emocionais mais comuns hoje em dia entre os humanos.
ira e a sua expressão são alternativas emocionais perigosas e, portanto, saber resolver um conflito tratando as emoções que aparecem com ela é fundamental para garantir o bem-estar social e pessoal da comunidade em que vivemos.
Fazer desta forma nos ajuda a “curar o nosso cérebro emocional”, pois conseguimos mantê-lo em equilíbrio e fazer com que os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e outras substâncias não prejudiquem os nossos corpos e os nossos cérebros. Por causa de tudo isso, vale a pena tirar uma lição de cada segundo desse vídeo maravilhoso.
Artigo na íntegra: A Mente Maravilhosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário